6 RAZÕES PARA COMERES ROMÃ


Não sei se és fã de romã, mas no meu caso sempre lhe achei muita piada. Um fruto diferente, cheio de pequenas pérolas vermelhas que faziam as minhas delícias de infância. Se nunca foste grande entusiasta prepara-te porque vais mudar de opinião. Para além de ser uma fruta esteticamente interessante (dá boas fotografias), considerada pelos gregos como o símbolo do amor, tem uma série de propriedades "milagrosas", que protegem o teu organismo: 

1) ANTI-ENVELHECIMENTO;

Previne a acção dos radicais livres no teu corpo, que fazem com que o envelhecimento aconteça mais rapidamente. É um poderoso elixir anti-oxidante que te vai fazer poupar em suplementos alimentares e nos cremes ao final do mês.

2) PROTEÇÃO DE ORGÃOS VITAIS;

Coração, rins, fígado, sistema vascular e sistema imunológico são altamente protegidos das agressões diárias. Rica em vitamina C, a Romã ajuda na regeneração e manutenção do bom funcionamento do teu organismo. Evita por exemplo doenças cardíacas.


3) ANTI-DEPRESSIVO e ANTI-STRESS;

Segundo estudos recentes de cientistas escoceses é também um excelente anti-depressivo e anti-stress. Tem um efeito calmante do sistema nervoso. 

4) ANTI-ALÉRGICO;

Rica em polifenóis reduz em larga escala os processos bioquímicos ligados a alergias sazonais. Vais espirrar menos e evitar idas ao médico ( é o que espero, mas mesmo assim os médicos continuam a ser melhores que a romã).


5) ANTI - CANCRO;

São muitos os estudos norte-americanos que comprovam que o sumo de romã protege o organismo de vários tipos de cancro como o de mama, próstata e pele.

6) ANTI - INFLAMATÓRIO;

Melhor que muitos medicamentos atua rapidamente no combate a agressores diários, inclusivé bactérias. É perfeito no combate e prevenção de aftas, por exemplo. 


São apenas seis benefícios, mas há muitos mais. Tenho a certeza que já ficaste convencido. Certo?  Ahhh e quanto às sementes/ pevides da romã… podes comer à vontade. Não fazem mal nenhum. Se não achares muita graça, fazer sumo pode ser uma solução. De outubro a janeiro é só aproveitares para rejuvenesceres com este fruto, que vai passar a fazer parte da lista de supermercado.


Comentários