OVOS : MITOS E VERDADES


Em criança era apresentado como o papão das refeições: o ovo. Só se podia comer uma vez por semana e quem abusasse estava condenado a problema de saúde que ninguém sabia explicar qual. Agora mais crescido parece que a palavra é colesterol. No entanto, os benefícios dos ovos compensam em larga escala este possível papão. Segundo a American Heart Association é aconselhável comer um ovo por dia, que contém 186 miligramas de colesterol, sendo que o máximo é de 300 por dia. A moderação nunca fez mal a ninguém. Começar o dia com ovos é perfeito. Para além de saboroso evita os açúcares matinais de outros pequenos almoços. É a maior célula à face da terra e a pergunta é: quais os benefícios?



1) RICO EM VITAMINAS E MINERAIS

Um único ovo contem vitaminas B2, B12, A e E, bem como ferro, zinco e fósforo. Esta pequena bomba nutricional é não só uma fonte de energia, mas também uma forma de combater problemas do sistema imunitário, cansaço, previne doenças oftalmológicas, combate os radicais livres e ajuda na saúde oral.

2) REDUZ STRESS E ANSIEDADE

Os aminoácidos presentes num ovo fazem com que evites estados agudos de stress. Vá… mas não convém abusares.

3) FAZ PERDER PESO

São muitos os estudos que dizem que o ovo é uma excelente forma de perder peso se for ingerido ao pequeno almoço. Está cientificamente provado que reduz consideravelmente a saciedade. Depois do ginásio não sei se vai resultar, mas podes fazer uma tentativa. 



4) AMIGO DO COLESTROL

Embora tenha em si colesterol o facto de ter uma substância chamada lecitina na sua composição faz com que o organismo previna a absorção de colesterol prejudicial à saúde, o chamado LDL. Sim, porque o colestrol mau também tem nome. 

5) MELHORA PELE, CABELO E UNHAS

Mais uma vez a presença de vitaminas do complexo B faz com que o cabelo, a pele e as unhas estejam sempre saudáveis. É poupar no creme e gastar no ovo. 



Estas são apenas algumas dicas que te vão fazer olhar para o ovo de forma diferente. Nutricional e perfeito a qualquer altura do dia. Eu sou fã! Um guilty pleasure que é uma solução quando estou com muita fome e não me apetece acender o lume. Sim, porque há sempre uma OMELETE NO MICRO-ONDAS pronta a sair em 30 segundos. Boas receitas!

Comentários