"O dia da mãe é todos os dias." É assim que a minha mãe todos os anos se refere ao dia da mãe e o facto é que tem razão. De qualquer forma para assinalar o dia decidi que seria a Senhora Dona Clara a tomar conta do SEMPRÁVIAR. Ela escolheu a receita e eu ajudei um bocadinho. Fomos para algo mais tradicional vindo directamente do Alentejo, com muitos ovos à mistura, açúcar e farinha. Eu sei que tem umas quantas calorias a mais, mas é delicioso. Vem aí tudo o que precisas saber sobre SERICAIA.
INGREDIENTES E NECESSIDADES:
- 100 Gr. de Manteiga
- 150 Gr. de Farinha
- 300 Gr. de Açúcar
- Forno
- Batedeira
- Forma de Barro
E primeiro lugar colocamos num tacho o leite, a farinha e a manteiga. Envolvemos tudo e depois com o fogão aceso mexemos até ficarmos com uma espécie de puré bem consistente. Reservamos.
À parte juntamos as claras de ovo, uma pitada de sal e batemos as claras em castelo até ficarem firmes. Adicionamos 150 gramas de açúcar, voltamos a mexer bem e reservamos.
Por fim juntamos mais 150 gramas de açúcar com as gemas de ovo e batemos. Quando tudo estiver bem ligado adicionamos a massa feita no fogão e voltamos a mexer bem.
Num prato de barro espalhamos canela no rebordo para que a massa não ultrapasse os limites do prato. Deitamos o preparado e levamos ao forno pré-aquecido a 160º durante 40 minutos.
E aí está a nossa SERICAIA. Uma receita deliciosa fornecida pela minha mãe e que fica bem em qualquer mesa.
Quando tirares do forno é normal que baixe um bocadinho. Não fizeste nada mal, é mesmo assim. Tradicionalmente a SERICAIA é acompanhada com ameixas em calda. As da foto são apenas uma substituição de improviso, caso não tenhas as originais à mão.
É uma receita tradicional que podes servir num lanche, bem como depois de um almoço como sobremesa. Vais adorar. Qualquer dúvida envia os teus comentários que depois eu pergunto à minha mãe.
Comentários
Enviar um comentário