#79 | BOLO PRÍNCIPE DE ALFARROBA



Esta semana voltei à casa da Filipa Galrão para mais uma receita do SEMPRÁVIAR. Foi a minha primeira convidada no início de 2017 e repetiu a dose no final do ano. Se da primeira vez fizemos uam belíssima TARTE DO CAMPO COM FRUTOS SILVESTRES desta vez optámos por uma mudança na tradição e criar um bolo livre de farinha de trigo e açúcares. Um bolo ideal para qualquer pessoa, inclusivé bebés. Ah... Importante dizer é que a Filipa foi mãe do Eusébio, por isso mesmo decidimos fazer-lhe uma "espéce" de homenagem e em vez do Bolo Rei e Bolo Rainha decidimos criar este BOLO PRÍNCIPE DE ALFARROBA.



INGREDIENTES E NECESSIDADES:

:: 6 Colheres de Farinha de Amêndoa
:: 2 Colheres de Sopa de Farinha de Alfarroba
:: 2 Colheres de Sopa de Óleo de Coco

Ingredientes

:: 8 Colheres de Sopa de Leite de Amêndoa
:: 5 Ovos
:: 1 Banana
:: Nozes

Bolo Príncipe de Alfarroba

:: Açúcar em Pó
:: 1 Colher de Sobremesa de Fermento

Bolo Príncipe de Alfarroba

:: Açúcar (Q.b.) Opcional
:: Forno
:: Forma

Bolo Príncipe de Alfarroba

MODO DE PREPARAÇÃO:
Começamos por separar as claras das gemas. Reservamos as gemas e batemos as claras em castelo até ficarem bem firmes. Logo depois num recipiente à parte juntamos os restantes ingredientes e batemos bem.

Quando obtivermos uma mistura uniforme juntamos as claras e envolvemos. Agora é só colocar numa forma e ir ao forno a 180º/ 190º durante 30 a 35 minutos.


E está pronto o nosso BOLO PRÍNCIPE DE ALFARROBA. Um bolo bem diferente do habitual, que foge às guloseimes recheadas de calorias desta quadra.

Atenção que a receita no vídeo não tem açúcar e como é claro o bolo também não é extremamente doce. Se não conseguires ser tão light... não há problema. Basta acrescentares açúcar a gosto. Cuidado para não abusares.


É uma receita perfeita para qualquer altura e uma solução para quem não pode comer farinha de trigo, ou simplesmente quer evitar os doces.


O ano não poderia terminar melhor do que com mais uma receita da Filipa Galrão. Para além de colega uma excelente amiga que partilha comigo a mesma secretária há praticamente 10 anos.


Uma tarde divertida, que certamente se vai repetir e quem sabe da próxima vez o Eusébio não dá uma ajuda na cozinha.

Bom Natal e Boas Receitas!
Aproveita e vê também a receita da GANDA BROA DE NATAL


Comentários